Muitas das minhas viagens são inspiradas pelas fotos que vejo das minhas amigas ou de outros viajantes no instagram. Eu tinha o sonho de conhecer as ruínas de Tulum e os Cenotes por causa das fotos. Finalmente o dia chegou.
Saímos de Cancun e em uma hora e meia chegamos em Tulum, como já disse anteriormente, dirigir pelas estradas da Riviera é super simples pois o caminho todo é muito bem sinalizado.
As ruínas de Tulum
Chegamos nas ruínas e pagamos 120 pesos para estacionar e mais 65 pesos para ter acesso às ruínas. O calor estava insuportável (Agosto). Minha dica é: vá com roupas leves e água, muita água.
Logo na entrada vemos muitos guias turísticos, muitos restaurantes e lojinhas. Fomos abordados por uma turma de índios nos chamando para tirar uma foto. Com certeza a foto mais cara da viagem, pois eles cobraram 100 pesos pelo click. Caímos na pegadinha dos turistas, mas de qualquer forma valeu o registro.
Para chegar as ruínas percorremos um caminho curto de 10 minutos, nesse caminho nos deparamos com cobras e lagartos. Sim, vimos também uma briga de lagartos, muita emoção. Se você não quiser percorrer esse caminho a pé pode optar por pegar um ônibus que leva o turista até a entrada de acesso às ruínas. Lembre-se, lá é muito quente.
Ahh, eles cobram uma taxa extra para quem quer tirar foto com celular, gopro ou máquina profissional. Nós pagamos a taxa extra (45 pesos). Achei desnecessário essa taxa, mas pagamos.
Nós não optamos pela visita guiada, mas acho que vale a pena ouvir um pouco sobre a histórias das ruínas.
Com certeza um dos passeios que vale muito a pena fazer. Estar em contato com os sítios arqueológicos, a grandiosidade da arquitetura do povo Maya e em contato com a natureza super bem preservada é impagável! Só o turismo consegue conectar a gente com isso tudo.
Alem das ruínas, o passeio dá acesso à praia local. Aproveite para fazer lindas fotos e inspirar as amigas a visitarem o lugar também!