Nara Sano-Sarfati para o blog Mari pelo Mundo
Os Matsuris, festivais ou festas japonesas, entraram de vez no calendário de eventos culturais da cidade de São Paulo. Barracas com comidas típicas (como yakissoba, bifun, guioza e karê entre outros), shows, oficinas culturais e brincadeiras garantem a diversão de todos. E isso não é por acaso: o Estado de São Paulo concentra a maior comunidade japonesa do Brasil. Na cidade de São Paulo os Matsuris ocorrem em locais fechados, mas no bairro da Liberdade o evento ocorre nas ruas.
Guion Matsuri em Kyoto – Japão (Foto: Nara Sano-Sarfati)
Quando visitei o Japão entendi os matsuris que ocorriam no Brasil, foi emocionante. Não tinha ideia do quão divertido é passear pelas ruas, sem muvuca, com várias barraquinhas, com pessoas chamando em voz alta, como uma feira, para desfrutarem de brincadeiras ou provar uma comida diferente (muitas!). Durante o dia até a madrugada.
O ideal é comprar o voo, hotel e passeio tudo junto em um pacote. Caso já tenha o voo, vá com transfers, hotel e pelo menos dois passeios agendados com antecedência. Se precisar de indicação da agência e guia brasileira no Japão para organizar minha viagem que vendem ou fazem reservas de hotel e passeios nos envie mensagem para o e-mail maripelomundo@gmail.com ou WhatsApp
Celebração é o que não falta no Japão, praticamente durante todo o ano há algum Matsuri acontecendo. Festeja-se de tudo: o desabrochar das flores, as crianças, a colheita do arroz, as mudanças das estações do ano, o inverno, o ano novo e as divindades.
Os festivais são repletos de barracas com comidas, shows, e jogos para crianças e adultos. Não há lugar para tédio, é diversão do começo ao fim.
O mais legal é que dá para participar com a família toda pois apesar de ser organizado nas ruas, não há bagunça e é seguro. E o público é eclético: casais com bebês, idosos, crianças, grupos de adolescentes e jovens, gente sozinha, casais de namorados e, claro, muitos turistas de todos os cantos do mundo.
Prepare-se para caminhar: há matsuris que ocupam um bairro inteiro e duram dias. Um dos mais impressionantes é o Guion Matsuri, festival que ocorre anualmente durante todo o mês de julho na cidade de Kyoto. O ponto alto do festival é a procissão dos barcos envolvendo templos e comunidades, tradição que ocorre há séculos.
Há festas para cada estação do ano. Se você tem uma viagem programada para o Japão ou quer programar, não deixe de ver este calendário onde estão listados os principais festivais.
Nara Sano-Sarfati é advogada/geógrafa e mãe de 2 filhos, mora em São Paulo mas está sempre viajando pelo mundo com a família.
comentario(s)
Imagine você sonhando com uma viagem inesquecível, mas se sentindo perdido em meio a tantas…
Viajar em classe executiva é muito mais do que uma despesa a mais ou uma…
Viajar com amigas é maravilhoso! Você já experimentou? Muitas amigas que não tiverem oportunidade de…
Viajar em família é uma experiência única, mas quando se trata de famílias multigeracionais, o…
Se você é um aventureiro e planeja praticar esportes durante sua viagem, como surf, trekking…
Viajar grávida exige cuidados especiais, e um seguro de viagem adequado é fundamental para garantir…