A Mole Antonelliana e o Museu Nacional do Cinema de Turim

A Mole Antonelliana é o símbolo da cidade de Turim. Cartões postais, ímãs de geladeira, chaveiros, canecas, e incontáveis bugigangas que adoramos ver tem a Mole como tema.

A construção da Mole se destaca numa rua de pedestres no Centro Histórico de Turim. Sua torre de 167 metros é um ponto de referência que pode ser visto de vários locais da cidade.

Nos 4 dias que ficamos em Turim estávamos hospedados bem pertinho da Mole, mais especificamente na mesma rua! Foi nosso primeiro passeio, e conhecer um pouco mais da sua história foi um dos pontos altos da viagem!

Uma história cercada de curiosidades e também de contratempos muitas vezes infelizes. Ainda assim uma construção com muito charme!

Seus 167 metros de altura já deram o título ao edifício de maior construção em alvenaria da Europa.

A história da Mole

Originalmente seu projeto era para abrigar uma sinagoga. O pré-projeto da sinagoga foi levado ao arquiteto Alessandro Antonelli, que propôs ima série de mudanças que acabaram elevando os custos da obra. Uma delas foi a elevação da cúpula dos 47 metros originais para 113 metros.

As obras foram iniciadas em 1863, mas foram interrompidas por falta de dinheiro seis anos depois. Em 1873 a prefeitura de Turim assumiu as obras num acordo com a comunidade judaica. Antonelli foi chamado para dar seguindo ao projeto, e novamente elevou a cúpula para os 167 metros que a construção tem hoje.

O arquiteto trabalhou na Mole até sua morte em 1888, mas não pode ver sua conclusão. As obras seguiram sob o comando de seu filho até 1897.

Contratempos na história da Mole

– Durante sua construção, uma espécie de elevador acionado por roldanas levava o arquiteto que já era idoso ao topo do edifício.

– Em 1887 um terremoto obrigou Antonelli a modificar o projeto para poder concluí-lo.

– Na extremidade do edifício havia um gênio alado, que era constantemente confundido com um anjo. Em 1904 ele foi derrubado por um tornado e substituído por uma estrela de quatro metros de diâmetro.

– Um outro tornado derrubou 47 metros da torre em 1953. Sua reconstrução aconteceu somente 8 anos depois.

A Mole como mirante

Já entre os anos de 1960 e 1990 a Mole era utilizada como mirante. O elevador nos leva a uma altura de 70 metros do nível do solo, e a vista 360 graus da cidade de Turim é linda.

O elevador que hoje sobe em apenas 59 segundos, é todo de vidro e está bem no centro da estrutura do prédio. A sensação é de estar subindo num elevador flutuante!

Dica: vá cedo para evitar as filas do elevador, que podem demorar até uma hora. Outra boa opção é adquirir o ingresso antecipado com a vantagem do “skip the line”.

Confira aqui as opções para comprar o ingresso e já planeje sua visita!

Iluminação

À noite a iluminação da Mole chama a atenção e gera curiosidade com uma sequência de números na cúpula.

Descobrimos depois que é uma instalação do artista Mario Merz, de 1998 chamada “O voo dos números”. A obra mostra os números do inicio da sequência de Fibonacci que prosseguem em sucessão em direção ao céu.

O Museu Nacional do Cinema na Mole

Desde 2000 a Mole Antonelliana abriga o Museu Nacional do Cinema. Uma exposição que encantou a família toda, afinal somos cinéfilos de carteirinha.

Falou em cinema aqui em casa a gente já gosta. Por isso fomos super animados para conhecer o Museu Nacional do Cinema em Turim. E valeu muito a pena.

O museu traz uma exposição muito abrangente, que começa com equipamentos óticos pré-cinematográficos como as “lanternas mágicas”. Uma descoberta para as crianças que já nasceram na era digital. Muita curiosidade para ver e aprender como era a tecnologia de “antigamente”!

Memorabilia e diversos itens de filmes italianos fazem parte da exposição, assim como posters, pinturas, fotografias e desenhos.

No centro um espaço com poltronas reclinadas para assistir aos trailers de filmes famosos enquanto descansa!

Ao redor do espaço central salas que se dedicam aos grandes gêneros do cinema.

Seguindo o percurso da exposição, a rampa ao redor faz um caminho que destaca filmes, atores, diretores e a história do cinema.

O acervo do museu está em constante movimento e crescimento. O museu ainda conta com uma biblioteca com centro de documentação sobre o cinema e a fotografia, que é uma das mais prestigiadas da Europa.

Um verdadeiro paraíso para os amantes da sétima arte.

Nós nos divertimos muito durante todo o passeio. E meu filho de 8 anos gosta cada vez mais de um museu. Afinal museu não significa “chatice e velharia”, mas sim cultura, arte, lazer, diversão, história, curiosidade, aprendizado!

E pode ser sempre muito, muito divertido.

 

Informações

O museu fica no Centro Histórico de Turim na Via Montebello 20.

Aberto de quarta a segunda das 9h as 20h. Aos sábados fecha as 23h, oportunidade para ver o sol se por e as luzes da cidade de Turim!

A entrada é permitida até 1 hora antes do fechamento, mas se você quiser fazer o combo da visita do museu e elevador panorâmico precisa de no mínimo 2 horas para a visita. Principalmente se o elevador tiver fila.

Visitas guiadas podem ser agendada pelo site, em inglês ou italiano.

Os ingressos custam de € 6,00 a € 15,00. E você pode optar por visitar somente o museu, subir no elevador panorâmico, ou comprar o combo com as duas entradas.

Clique aqui e veja opções de ingressos combinados para planejar sua viagem!

Quer saber mais e receber novidades e promoções? Inscreva-se!






 

 

B O O K     T H E     H O T E L

Comece a pesquisar preços e reserve com antecedência seu hotel  booking   

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e faça sua reserva garantindo os melhores preços

Booking.comInternet e chipSeguro viagem

Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.


Gostou das informações que juntamos para você? Nosso post foi útil para seu planejamento de viagem?

Então deixe o seu like ou um comentário, a gente gosta muita da interação com o leitor! Sua opinião é muito importante para nós e nos ajuda a melhorar ainda mais o nosso conteúdo!

Acompanhe nossas viagens pelo Instagram @maripelomundo.blog e na nossa página do Facebook Mari Pelo Mundo.

E se você está planejando sua viagem confira nessa página os links dos nossos parceiros e páginas para reservar seus hotéis, alugar carro, pedir seu chip de internet, fazer o seguro de viagem e comprar passagens aéreas. Para roteiros personalizados que detalham dia a dia sua viagem com sugestões dos melhores pontos a serem visitados nos consulte pelo e-mail: contato@maripelomundo.com.br

Cada vez que você contrata um serviço usando os nossos links está ajudando a manter nosso blog. Procuramos sempre trazer novos destinos e experiências vividas por nós que poderão contribuir para que a sua viagem seja ainda melhor.

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.