Marcela M. Litjens direto de Portugal para o blog Mari pelo Mundo
Os 170 km percorridos no trajeto entre Lisboa e Estremoz já vão antecipando as descobertas da viagem. A estrada cruza campos com oliveiras ou árvores para extração de cortiça, dividindo espaço com o pasto das ovelhas, pontilhados por montes com castelos no topo. Em outro ponto avistam-se vinhas ou então marmorarias com imensos blocos de mármore claro.
A pequena cidade de Estremoz é um dos charmes da região do alto Alentejo, conhecida pelas delícias de sua gastronomia, seus excelentes vinhos e pelas belas paisagens.
Estremoz localiza-se a apenas 5 0km de distância da fronteira com a Espanha e foi palco de importante batalha entre portugueses e espanhóis durante a Idade Média. O centro histórico conserva o velho castelo onde a Rainha Santa Isabel viveu com D. Dinis, rodeado por diversas construções antigas protegidas pela muralha que as cerca.
Depois de passear pela cidade, vale pegar o carro e visitar as inúmeras vinícolas da região e conhecer as cidades vizinhas.
Sendo apelidada pela Conde Naste Traveller como a “nova Toscana”, a região do Alentejo vale a visita. Seja pelas belas paisagens e edifícios preservados, ou pela gastronomia e vinhos únicos, a viagem é inesquecível e deixa um gosto de “quero mais”.
Nós escolhemos o charmosíssimo Páteo dos Solares, uma ótima opção. Situado em um antigo casarão no centro histórico, o hotel é muito confortável, bela decoração e tem ótimo custo-benefício (www.pateosolares.com). Outra opção é hospedar-se no antigo castelo onde hoje funciona um sofisticado hotel do grupo Pestana.
A região é conhecida por sua deliciosa culinária a base de carne de porco, carnes de caça, queijo de leite ovelha e os doces conventuais.
Não deixe de provar as bochechas de porco alentejanas com migas de espargos (espécie de purê de pão com aspargos). Até eu, que não gosto de carne de porco, tive que concordar que é uma delícia. Dois lugares são imperdíveis: a Cadeia Quinhentista e o Herdade das Servas. O primeiro é localizado na antiga cadeia do casco antigo do século XVI e nele provei uma deliciosa carne de boi que derretia na boca. O segundo localiza-se entre as vinhas da vinícola Herdade das Servas, a qual pode ser visitada após o delicioso almoço.
Marcela M. Litjens. Arquiteta e mãe de duas menininhas sapecas. Vivo em Portugal há um ano e, mesmo passeando sempre, acho que nunca irei conhecer todos os lugares incríveis que existem no país.
comentario(s)
Imagine você sonhando com uma viagem inesquecível, mas se sentindo perdido em meio a tantas…
Viajar em classe executiva é muito mais do que uma despesa a mais ou uma…
Viajar com amigas é maravilhoso! Você já experimentou? Muitas amigas que não tiverem oportunidade de…
Viajar em família é uma experiência única, mas quando se trata de famílias multigeracionais, o…
Se você é um aventureiro e planeja praticar esportes durante sua viagem, como surf, trekking…
Viajar grávida exige cuidados especiais, e um seguro de viagem adequado é fundamental para garantir…