Marcela M. Litjens de Portugal para o blog Mari pelo Mundo
A cidade de Aveiro, localizada ao sul do Porto é conhecida por seus canais e é por vezes denominada “ Veneza portuguesa”. É uma pena que não seja incluída nos roteiros tradicionais portugueses. Não é tão sofisticada como Veneza, mas tem seu charme e vale a visita.
Veneza Portuguesa
A área metropolitana é cortada por canais de água salobra, denominados rias. O principal chama-se Canal Central e percorre o centro histórico da cidade, dando acesso ao Rossio e à avenida Dr. Lourenço Peixinho, a principal avenida da cidade.
As salinas
Na entrada da cidade, na área envolvente ao canal das Pirâmides, encontram-se as salinas. Hoje somam mais de 200 unidades, mas chegaram a ser mais de 800 salinas na região.
O sal era muito usado para o preparo do bacalhau mas a crescente produção de bacalhau congelado e as restrições à pesca reduziram a sua demanda. Sendo conhecido como um dos produtos típicos da região, encontram-se a venda diversos produtos feitos a partir do sal, especialmente cosméticos.
O Canal de São Roque limita a cidade a noroeste e nele podem ser observados antigos armazéns de sal. Nele ainda está localizada a Ponte de Carcavelos e o início do canal que leva ao antigo Mercado de Peixe. Este sofria com inundações constantes já que se encontra abaixo do nível do mar. A cidade como um todo sofria também, mas obras de aprofundamento do leito das rias e a instalação de eclusas resolveu o problema.
O Canal Central
Na continuação do canal Central está o canal do Côjo que liga até a antiga fábrica Jerônimo Pereira Campos que é o atual Centro de Congressos de Aveiro. No final está o lago da Fonte Nova, um lago artificial com o moderno prédio do hotel Meliá.
Veja os outros posts de Aveiro e conheça mais sobre essa bela cidade.
Marcela M. Litjens. Arquiteta e mãe de duas menininhas sapecas. Vivo em Portugal há um ano e, mesmo passeando sempre, acho que nunca irei conhecer todos os lugares incríveis que existem no país.