O Palácio de cristal infelizmente não existe mais. Restou apenas o nome do Palácio que existiu entre 1865 e 1951. Hoje é um pavilhão de esportes meio feio. O original, desenhado por Thomas Dillen Jones, foi inspirado no Crystal Palace londrino. Mesmo assim, não desista do passeio porque os Jardins são lindos. Há fontes e estátuas, muitas plantas lindas e pássaros circulando livremente. Um passeio muito bonito para adultos e crianças. O jardim foi concebido no século 19 pelo paisagista alemão Émile David.
O Palácio de Cristal
Depois de visitar museus e caminhar pelas lindas ruas da cidade do Porto, um ótimo programa para fazer com as crianças ou para descansar um pouco, é visitar o Palácio de Cristal, ou melhor, os Jardins do Palácio de Cristal.
No final de ano, costumam montar atrações extra para crianças. Mas a beleza natural do jardim é o principal atrativo.
Inaugurado em 1865 pelo Rei D. Luis, tinha como objetivo sediar a Exposição Internacional do Porto, que contou com 3.139 expositores, dos quais 499 franceses, 265 alemães, 107 britânicos, 89 belgas, 62 brasileiros, 24 espanhóis, 16 dinamarqueses e ainda representantes da Rússia, Holanda, Turquia, Estados Unidos e Japão. (Fonte wiki)
Muitas outras exposições foram realizadas no Palácio de Cristal e foi um importante espaço de cultura, onde vários concertos foram realizados. Literalmente destruído em 1951, foi substituído por um Pavilhão dos Desportos (Rosa Mota) para o Campeonato Mundial de Hóquei em Patins.
Os jardins
Os jardins românticos foram projetados na década de 1860 pelo paisagista alemão Émile David. Os Jardins do Palácio de Cristal incluem o chamado Jardim Emílio David que possui exemplares de rododendros, camélias,araucárias, ginkgos e faias, além de fontes e estátuas alegóricas às estações do ano. (fonte wiki)
Os jardins e jardins temáticos são:
- Jardim das Plantas Aromáticas,
- Jardim das Medicinais,
- Jardim das Cidades Geminadas
- Jardim dos Sentimentos
- Bosque
- Avenida dos Castanheiros-da-Índia
- Jardim do Roseiral
Na mesma área, estão o Museu Romântico e o Solar do Vinho do Porto e o Gabinete de Numismática.
O mirante ou miradouros
Nos jardins, encontram-se também
- Biblioteca Municipal Almeida Garrett
- Concha Acústica
- Capela de Carlos Alberto da Sardenha
- miradouros – vistas panorâmicas do rio Douro e da cidade.
- Capela
Os animais do Jardim
Uma delícia encontrar tantas aves circulando pelos jardins. Realmente um lindo passeio.
Um passeio que vale a pena. Você já foi? O que achou?