Alessandro Francesco Tommaso Antonio Manzoni nasceu e faleceu em Milão (1785-1873). Foi escritor, poeta e dramaturgo italiano. Considerado um dos principais romancistas italianos por seu famoso romance Os noivos, a pedra angular da literatura italiana.
Precursor do romance moderno deixou sua marca no teatro italiado. Infelizmente o sucesso e os prêmios vieram acompanhados de problemas de saúde e problemas familiares, o que foi desestabilizando Manzoni no decorrer do caminho.
I Promessi Sposi de Alessandro Manzoni, foi escrita entre 1821 e 1823 e tinha por título “Fermo e Lúcia”, nome dos dois protagonistas.
Apenas em 1840 foi publicada. O título original do romance foi modificado, tornando-se então, “I Promessi Sposi“, ou “Os Noivos” em Português.
Representante do Romantismo histórico italiano, a história se passa na Lombardia, entre 1628 e 1632.
O romance conta a história de dois amantes que vivem aventuras de todas as espécies a fim de se casarem.
Manzoni em Lecco, Itália
O itinerário Manzoni são locais, edifícios e bairros que serviram de inspiração no livro Os noivos. Alguns lugares são bem precisos e outros são incertos, mas é possível imaginar o cenário visitando os lugares abaixo, na cidade de Lecco:
- Lago di Lecco
- Ponte Azzone Visconti
- Tabernacolo dei bravi
- Palazzotto di don Rodrigo
- Pescarenico
- Convento di Pescarenico
- Casa del sarto a Chiuso
- Chiesa di Acquate
- Chiesa di Olate
- Villa Manzoni
- Casa di Lucia
Renzo e Lúcia moram numa pequena vila e são impedidos de se unirem por um fidalgo que é apaixonado pela noiva.
Não é exatamente uma história de amor, é, na verdade, uma narrativa de episódios sociais e históricos, que fala sobre a influência da igreja e da nobreza sobre a população.
Conheça mais sobre a cidade de Lecco no nosso post.