Minha relação com a Patagônia: Relatos de viagem e dicas por Paulo Ramos

Relatos de viagem e dicas por Paulo Ramos

Este é um relato da minha relação com o Sul da Patagônia e como decidi viajar para suas mais procuradas regiões e belezas.  Um passo a passo de como essa viagem passou de sonho a realidade.

Primeiro passo: Inspiração!

Comecei a me envolver com o destino uns cinco anos atrás, pouco antes da pandemia. Comecei a buscar informações na internet, fiz muitas anotações e arquivei vários artigos de viagens.

Segundo passo: Definição dos lugares

Criei várias pastas e fui percebendo que, para uma primeira visita, eu me limitaria mesmo aos mais consagrados pontos de visitação, em Ushuaia, El Chaltén, El Calafate na Argentina e sem sombras de dúvidas o parque nacional Torres del Paine no Chile.

Terceiro passo: Como e com quem ir?

Inicialmente pensei em ir no meu 4×4. Convidei alguns amigos para organizar a viagem.

Veio a pandemia e deixei tudo em “stand by” por um bom tempo. Mas chegaram as vacinas e ficamos mais confiantes de retornar à vida. Reiniciei os contatos com amigos, old friends, de minha adolescência no Rio de Janeiro. Até hoje nos juntamos para tocar, viajar, curtir muito. Minha companheira não demonstrou interesse nesta oportunidade por ser uma viagem com muita caminhada. Então parti para a ação.
Meus amigos declinaram, por motivo de saúde. Então decidi que não iria mais de carro e parti para buscar na internet.

Quarto passo: Muita pesquisa!

Foram alguns meses de buscas e aprendizado com as experiências de outras pessoas.

Nessas pesquisas pela internet encontrei a página da Mari Pelo Mundo. Imediatamente te mandei mensagem no dia 22 de setembro de 2022: Mari pelo Mundo Blog <maripelomundo@gmail.com> 27 de set. de 2022 17:23

“Olá, Sou Paulo Ramos, de Brasília. Estou querendo conhecer a Patagônia. Pelo que pesquisei, gostaria de fazer a viagem para conhecer os seguintes locais: El Chaltén, El Calafate, Torres Del Paine e Ushuaia. Sei que há passeios em cada um dos locais. Não preciso de hospedagem de luxo, desde que seja limpo e seguro. Pode ser em hostel ou pousadas mais simples. Gostaria de ir nesse novembro. O que você sugere? Grato

A Mari me respondeu prontamente. Fez algumas perguntas para conhecer meus anseios nessa viagem. Com minhas respostas, concluiu que ir com um grupo pequeno porém personalizado Luiz seria uma opção perfeita para mim

E a resposta foi:

Analisando seu email, eu acho que o grupo do Luis seria ótimo para o que você está buscando.  Coloco vocês em contato!

(Se alguém precisar de ajuda, contata a Mari que ela analisa qual seu perfil de viagem e sugere as melhores opções.   Envie uma mensagem por WhatsApp)

Quinto passo: Colocar o plano em prática e ir!

Daí para frente foi ficando mais forte a minha vontade de seguir em frente. Fiz contatos com o Luis e decidi que janeiro seria o melhor momento. Havia apenas uma vaga e peguei!
Foram 10 dias num programa excelente e muito bem organizado. Os traslados são realizados em sua Ranger toda preparada para dar conforto e segurança para nós cinco. O Luiz e nós quatro tripulantes dessa magnífica viagem.

A viagem

Iniciamos os passeios no dia 7 de janeiro em Ushuaia e terminamos no dia 16 de janeiro em El Calafate. Foram dez dias inesquecíveis. Ushuaia, Rio Gallegos, El Chaltén e El Calafate. Em cada localidade visitas a lugares espetaculares, que só a Patagônia pode proporcionar.

Fizemos as trilhas mais longas e sempre com segurança e cuidado para conseguirmos atingir os objetivos e destinos sonhados.

Um pouco mais além: Torres del Paine

Mas eu desejava mais um lugar imperdível que era as Torres del Paine. Durante os contatos, eu ainda no Brasil, o Luiz me indicou uma amiga, guia, a Abi para fazer os programas existentes na região das Torres. Visitar as Torres foi a primeira trilha no Chile. Mas fomos também para uma trilha de grutas e cavernas, sensacional.

Um circuito chamado de Rupestre Patagônia, mais leve, mas de beleza extrema. Eu iria fazer a tilha ao Mirante Britânico, mas declinei, porque seria no dia seguinte a trilha para as Torres, que me exigiram muito esforço. Achei mais conveniente me poupar e evitar alguma lesão e acabar mal essa viagem divinal!

No último dia a Abi me sugeriu fazer um circuito de van com um grupo. Foi uma ótima opção. Pude conhecer os principais locais de visitas daquela região. La Cueva del Milodón, Lago Grey, que é imperdível também, com a formação das montanhas junto das Torres no fundo do lago.

Enfim,15 dias inesquecíveis!


Eu poderia descrever melhor toda a experiência. Mas tem muitas informações pela internet.   Deixo aqui algumas fotos para inspirar os leitores a planejar a viagem também!

Finalizando…

Te agradeço muito Mari pelas indicações e por termos nos encontrado em El Calafate. Foi muito legal te conhecer pessoalmente. Um grande abraço beijos no teu coração.

 

Passeios e Dicas para a Patagônia

Leia também  

Se precisar de contato das agencias que nos atende, nos envie mensagem para o e-mail maripelomundo@gmail.com ou WhatsApp (maripelomundo@gmail.com).

 

 

 

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏠 Guias de Viagem PDF - Campos do Jordão, Penedo, Foz
🎟️GRUPOS PARA DUBAI
🎟️GRUPOS PARA PATAGONIA
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: contato@maripelomundo.com.br

 

 

 

 

Se precisar de dicas de hospedagem, passeios, transfer ou de um Roteiro Personalizado ou uma assessoria online para sua viagem, teremos o máximo prazer em ajudar, contate por WhatsApp

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari pelo Mundo:
As colaboradoras e as Friends Connection de Mari Pelo Mundo compartilham o olhar e as experiências, contribuindo com o planejamento de viagens de pessoas que adoram se jogar nesse mundo.