A Catedral de Cristo Salvador em Moscou é uma das mais importantes da Rússia, disputando com a Catedral de São Basílio o título de “principal igreja da cidade”.
Suas cinco cúpulas douradas se destacam na paisagem de quem passeia pela cidade. A beleza e arquitetura da catedral também se destacam. O interior é riquíssimo em pinturas feitas pelos melhores pintores da Academia de Belas Artes da Rússia e por monges ortodoxos.
Considerada um ícone do renascimento cristão ortodoxo na Rússia foi inaugurada em 1883, mas sua história começa muito antes disso.
E ainda mais curioso é a história de sua demolição e reconstrução.
1. A ideia da construção e a homenagem
Conforme a tradição russa, templos e construções de destaque no país são erguidos em honra aos acontecimentos históricos importantes.
A Catedral de Cristo Salvador é um desses exemplos e foi idealizada como uma homenagem aos soldados mortos em batalha contra o exército de Napoleão.
O decreto que determinava a intenção de construir o templo foi assinado pelo Czar Alexandre I, em dezembro de 1812.
2. A construção da Catedral
Alexandre I aprovou o local e a projeto para a nova Catedral em 1817, mas com a morte do czar o novo governante decidiu por um projeto completamente diferente. Assim um novo projeto foi a provado em 1832 pelo czar Nicholas I, e em 1839 a primeira pedra de fundação da igreja foi colocada.
Sua construção durou mais de 40 anos, e a Catedral somente foi consagrada em 1883, um dia antes da coroação do czar Alexandre III.
3. A demolição da Catedral
Porém a parte da história que mais me impressionou foi a completa demolição da Catedral em 1931.
Considerada um símbolo do império czarista pelo regime comunista, portanto algo completamente contrário aos novos ideais, a Catedral foi dinamitada.
Em 5 de dezembro de 1931 a catedral foi dinamitada, mas foi somente na terceira explosão que ela caiu.
Diz a lenda que nesse momento senhoras religiosas que olhavam do outro lado do Rio Moscou a destruição e davam adeus a sagrada Catedral, murmuram palavras para que os bolcheviques fossem castigados. Assim nenhuma outra construção poderia ser erguida no mesmo local, a não ser outra Catedral.
Os soviéticos tinham planos para construir um palácio no local do templo: o Palácio dos Soviets. Seria a maior construção de Moscou, com uma torre de 400 metros de altura e no topo da torre uma estátua de 98 metros de Lenin.
Um projeto bastante ambicioso. E que não deu certo. Dificuldades técnicas e o início da Segunda Guerra Mundial fizeram o projeto ser abandonado.
Mas entre 1958 e 1960 um novo destino foi dado ao local da Catedral. Ali foi construída uma enorme piscina pública. E aqui mais uma história curiosa. Diz-se que os antigos habitantes da região olhavam para o vapor que saia da piscina e viam um contorno que parecia com a silhueta da Catedral. A Piscina Moskva funcionou até 1994.
4. A Reconstrução
Com a queda da União Soviética surgiu na capital um movimento para a reconstrução da Catedral. E com o apoio da sociedade a ideia foi para frente.
Assim, no ano 2000 uma réplica idêntica a original foi inaugurada no mesmo local. A Catedral de Cristo Salvador volta a se destacar na paisagem de Moscou e ocupar o lugar de um dos mais importantes templos da Igreja Ortodoxa Russa.
Curiosidades: A Catedral em números
Mais alto templo ortodoxo do mundo, a Catedral de Cristo Salvador tem 103,40 metros de altura.
A Catedral de Cristo Salvador tem capacidade para 15.000 pessoas e é iluminada por 2.500 lâmpadas.
A Catedral abre de terça a domingo das 10:00 as 17:00 e as segundas das 13:00 as 17:00 horas.
Vale muito a pena fazer a visita e conhecer a história.
Se você está planejando sua viagem para Rússia acompanhe as dicas dos próximos posts no blog. Confira também como ficar conectado durante todo o tempo com o chip da MySimTravel. Clique aqui para detalhes.
Para reservar e consultar os melhores hotéis clique aqui.
Gostou das informações que juntamos para você? Nosso post foi útil para seu planejamento de viagem?
Então deixe o seu like ou um comentário, a gente gosta muita da interação com o leitor! Sua opinião é muito importante para nós e nos ajuda a melhorar ainda mais o nosso conteúdo!
Acompanhe nossas viagens pelo Instagram @maripelomundo.blog e na nossa página do Facebook Mari Pelo Mundo.
E se você está planejando sua viagem confira nessa página os links dos nossos parceiros e páginas para reservar seus hotéis, alugar carro, pedir seu chip de internet, fazer o seguro de viagem e comprar passagens aéreas. Para roteiros personalizados que detalham dia a dia sua viagem com sugestões dos melhores pontos a serem visitados nos consulte pelo e-mail: contato@maripelomundo.com.br
Cada vez que você contrata um serviço usando os nossos links está ajudando a manter nosso blog. Procuramos sempre trazer novos destinos e experiências vividas por nós que poderão contribuir para que a sua viagem seja ainda melhor.