Marcela Miserochi Litjens direto de Portugal para o blog Mari pelo Mundo
Braga é a terceira maior cidade de Portugal, atrás de Lisboa e Porto. A cidade possui alguns pontos importantes a serem visitados.
Dentro do centro histórico:
- Catedral da Sé: A antiga catedral teve sua construção sagrada em 1089 (de acordo com informação local) sendo que diversas construções foram acrescentadas ao longo dos anos. A fachada data de 1723. Dentro encontram-se sepultados Henrique de Borgonha e Teresa de Leão, pais de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal. Logo à direita da entrada encontra-se o túmulo do infante D. Afonso de Portugal, filho de D. João. O acesso à catedral é pago, exceto durante os horários de celebração da missa.
- Museu dos Biscaínhos: O museu foi instalado em 1978 no Palácio dos Biscaínhos que por sua vez foi fundado no século XVII e ocupado durante séculos por uma família nobre, os condes de Bertiandos. O museu ilustra a vida quotidiana de uma casa senhorial urbana compreendida entre os séculos XVII e XVIII. Seu funcionamento é de terça a domingo, fechando na hora do almoço.
- Arco da porta nova: O arco corresponde à porta na antiga muralha, executado em 1512 a pedido do arcebispo D. Diogo de Souza. Na face interna destaca-se a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.
- Avenida da Liberdade: É uma das principais avenidas da cidade. Possui uma parte na qual apenas pedestres possuem acesso e é justamente essa a parte mais interessante e florida.
- Praça da República: Localizada no alto da avenida da Liberdade, a praça possui uma grande fonte de água com jatos diversos, diversos cafés e a Igreja da Lapa.
- Palácio do Raio: Também conhecido como Casa do Mexicano, este belo palácio revestido por azulejo azul destaca-se como exemplo de arquitetura barroca joanina. Dentre inúmeros detalhes, a porta principal também de cor azul e o varandim são apontados como melhor exemplo de arquitetura civil brancarense. Foi restaurado em 2015 e tornou-se um museu dedicado aos cuidados de saúde da região.
Nas imediações da cidade:
- Santuário de Bom Jesus: Este é o segundo local de peregrinação religiosa do país, perdendo apenas para Fátima. Existem excursões de várias partes do país e também excursões do próprio centro de Braga que se destinam ao santuário. Vários ônibus de turistas amontoam-se nos estacionamentos, diversos brasileiros. A igreja é bonita, mas o destaque maior vai para a escadaria que, vencendo um desnível de 116 metros, dá acesso a ela. Os seus patamares são adornados por diversas fontes e esculturas. Se acha que a penitência de subir a pé é muito grande, pode optar pelo funicular. Mais acima ao santuário localiza-se um belo parque com fontes e lagos.
- Santuário de Nossa Senhora do Sameiro: Apesar de também estar localizado no alto do monte, o acesso ao Sameiro não é dado por uma escadaria. É uma igreja mais tranquila e com bem menos adornos do que o Bom Jesus e possui uma bela vista para a cidade.
Marcela M. Litjens. Arquiteta e mãe de duas menininhas sapecas. Vivo em Portugal há um ano e, mesmo passeando sempre, acho que nunca irei conhecer todos os lugares incríveis que existem no país.