Marcela M. Litjens para o blog Mari pelo Mundo
Considerado uma das 7 maravilhas de Portugal, o Mosteiro de Santa Maria da Vitória é mais conhecido como Mosteiro da Batalha. Localizado na cidade de Batalha, região central de Portugal, é um lugar lindo e vale a visita.
Visitando o Mosteiro da Batalha em Portugal
Foi construído por solicitação de D. João I em agradecimento à Virgem Maria pela vitória de Aljubarrota que garantiu a independência de Portugal.
Sua construção durou mais de 150 anos o que lhe configura uma mistura de estilos arquitetônicos. A sua visita é um tanto peculiar pois não existe um percurso único.
Ao contrário, cada uma das partes possui entradas distintas, confundindo os visitantes. Não é raro encontrar turistas perdidos dando a volta na imensa construção para saber o local de ingresso e esbarrando apenas em saídas.
Conhecendo o Mosteiro da Batalha
A bilheteria está localizada dentro da catedral sendo que esta tem visita gratuita. O ingresso dá direito à visita aos seguintes locais:
- Capela do Fundador: localizada ao lado direito da catedral, esta capela com centro octogonal contem no centro o túmulo de D. João e sua esposa bem como membros da família real.
- Claustro Real e Claustro de D. Afonso V: São dois claustros adjacentes de planta quadrada com um jardim central e rodeados por arcos. Os belos arcos quebrados do Claustro Real emolduram perfeitamente o jardim central e em um dos cantos localiza-se uma fonte.
- Casa do Capítulo: Esta sala é também conhecida como Sala do Soldado Desconhecido. Foi antes a sala onde reuniam-se os monges e hoje possui o túmulo de dois soldados portugueses mortos durantes a 1ª Guerra. Bastante escura, a sala é guardada por soldados.
- Capelas Imperfeitas: Estas capelas são as mais difíceis de serem encontradas. Estão adjacentes à igreja, mas seu acesso é feito por fora, depois de uma caminhada pela praça. Foram construídas por pedido do rei D. Duarte mas com a sua morte e também a morte do mestre Huguet ficou inviável a sua finalização. Falta a execução de sua abóboda e apenas no século XX foi colocado o túmulo do próprio rei D. Duarte e sua esposa D. Leonor.
Após a visita..
Aproveite para visitar as simpáticas lojinhas ao redor da Catedral e comer em um dos restaurantes da cidade. Nós experimentamos o Burro Velho. É muito bom e costuma estar bem cheio, procure fazer reserva para não ficar esperando (http://www.burrovelho.com).
Marcela M. Litjens. Arquiteta e mãe de duas menininhas sapecas. Vivo em Portugal há um ano e, mesmo passeando sempre, acho que nunca irei conhecer todos os lugares incríveis que existem no país.