O Castelo de São Jorge – Monumento Nacional desde 1910 – faz parte da antiga cidadela medieval (alcáçova) junto com o antigo paço real e parte de uma área residencial para elites (ainda visíveis no Sítio Arqueológico).
O Castelo
O castelo é todo vazado. Há várias escadas que levam às torres. De todas as torres pode-se ver a cidade inteira. Um castelo de pedra com a Bandeira de Portugal no topo mais alto. Realmente impressionante. Um passeio inesquecível. Fica sempre aberto para visitação.
História do Castelo
Foi construído pelos muçulmanos em torno do século XI. De 1147, quando o rei de Portugal o tomou dos mouros, até o século XVI, o Castelo de S. Jorge transformou-se no espaço mais importante para festas e aclamações.
Foi reconstruído várias vezes, especialmente devido aos terramotos. Na reforma de 1940 descobriram vestígios do antigo paço real e, com isso, o castelo se tornou ainda mais importante.
Camera Obscura
Sistema ótico de lentes e espelhos, permite observar minuciosamente a cidade em tempo real. Não fomos, mas pelo site, parece interessante. É visitado principalmente por grupos escolares.
Exposição Permanente – Museu
O museu é pequeno mas bem interessante, com peças antigas e fica em um prédio moderno numa estrutura antiga. No inverno é o momento de descongelar aproveitando a visita. O ingresso inclui o museu.
Acervo de objetos encontrados no sítio arqueológico dali mesmo. Descoberta das culturas do século VII a.C. ao século XVIII e do período islâmico do século XI-XII.
.
Jardim de espécies autóctones da floresta portuguesa
O jardim-paisagem do Castelo de S. Jorge é hoje o único espaço verde de Lisboa onde há espécies autóctones da floresta portuguesa.
São eles: sobreiros, zambujeiros, alfarrobeiras, medronheiros, pinheiros-mansos e algumas árvores de fruto em memória da antiga horta do Paço Real da Alcáçova.
(Fonte: site do castelo)
.
Miradouro
Lindo, o melhor mirante de Lisboa com uma vista 360. graus da cidade. Com direito ao Tejo, a cidade, as casas, monumentos, tudo!
No inverno, prepare-se para congelar. Venta no local, então vá super bem agasalhado para poder aproveitar o passeio. No verão é uma delícia. Há um restaurante com esplanada e mesas ao ar livre.
Sítio Arqueológico
Atrás do castelo, você pode visitar também o sitio arqueológico. Vestígios arqueológicos de três períodos da história de Lisboa: (1) as primeiras ocupações conhecidas que remontam ao século VII a.C.;
(2) os vestígios da zona residencial de época islâmica, da época de construção do castelo, de meados do século XI;
(3) as ruínas da última residência palaciana da antiga alcáçova, destruída pelo terramoto de Lisboa de 1755
(Fonte: site do castelo)
.
Vestígios do Antigo Paço Real da Alcáçova
O local onde fica o Museu, o Café e o restaurante Casa do Leão era a antiga residência real medieval. Também a área do Jardim Romântico e nos terraços é possível ver alguns elementos arquitetônicos que integravam a antiga residência real. Em 1755, o terremoto que houve me Lisboa destruiu muito do que restava.
Lojinha
Cafezinho
Ha um restaurante e cafeteria dentro da área do castelo (Café do Castelo e o restaurante Casa do Leão), mas se não quiser, ou se passar do horário de abertura, há várias pastelarias ao redor do castelo. Experimentamos a que fica bem na entrada da entrada principal. Moderninha e pequena, mas com pastéis de nata, sorvete, café e Wifi. Aprovado.
Ingresso
A tarifa cheia é 8,5 euros
Consulte o site para informações atualizadas http://castelodesaojorge.pt/precos-horarios-e-informacoes-uteis/
Nossas dicas:
- Calcule para terminar o passeio na hora do por do sol. Você não vai se arrepender.
- Não faça a visita em dia de chuva ou então vá muito preparado. O castelo é todo aberto e a área ao redor também.
- Vista sapatos confortáveis
- Se tiver medo de altura, não suba nos mirantes do castelo.
- Reserve 2 horas para o passeio, mas se o tempo estiver bom, passe a tarde por lá.
Como chegar
Tuk tuk ou Taxi
Autocarro 37: Chão da Feira
Elétrico 12, 28: Miradouro Sta. Luzia
Site
Assista o vídeo
Gostou das informações que juntamos para você? Nosso post foi útil para seu planejamento de viagem?
Então deixe o seu like ou um comentário, a gente gosta muita da interação com o leitor! Sua opinião é muito importante para nós e nos ajuda a melhorar ainda mais o nosso conteúdo!
Acompanhe nossas viagens pelo Instagram @maripelomundo.blog e na nossa página do Facebook Mari Pelo Mundo.
E se você está planejando sua viagem confira nessa página os links dos nossos parceiros e páginas para reservar seus hotéis, alugar carro, pedir seu chip de internet, fazer o seguro de viagem e comprar passagens aéreas. Para roteiros personalizados que detalham dia a dia sua viagem com sugestões dos melhores pontos a serem visitados nos consulte pelo e-mail: contato@maripelomundo.com.br
Cada vez que você contrata um serviço usando os nossos links está ajudando a manter nosso blog. Procuramos sempre trazer novos destinos e experiências vividas por nós que poderão contribuir para que a sua viagem seja ainda melhor.