Um dos passeios mais procurados por quem vai ao Chile são as visitas as vinícolas. Afinal o Chile é internacionalmente conhecido pela excelente qualidade de seus vinhos.
São diversas opções em todas as regiões do país. E algumas muito próximas a Santiago. Há vários tours bem estruturados para levar quem quer conhecer um pouco mais sobre a história das vinícolas, os vinhos e uvas do Chile.
Um dos mais conhecidos é a visita a Concha Y Toro. Para agendar uma visita clique no link, confira os valores e planeje sua viagem!
Concha Y Toro
A Concha Y Toro foi fundada em 1883 por Dom Melchor de Concha Y Toro e é hoje a maior vinícola do Chile. É também uma das maiores vinícolas do mundo e talvez o vinho chileno mais conhecido.
A vinícola é ainda administrada pelos descentes da família. E sua produção está também na Argentina e nos Estados Unidos.
Quando escolhi visitar a Concha Y Toro encontrei bastante controvérsia em post de viajantes. E também conversando com guias da região. Muitas opiniões de que a visita era demasiadamente comercial e pouco interessante.
Porém resolvemos conferir de qualquer modo. Afinal é o tour de vinícolas mais procurado da região.
O que eu achei
A visita é extremamente bem estruturada. Faz parte do negócio da empresa. Tenho que reconhecer que a organização é nota 10. Tudo funciona bem para o tour. Há opções de tour em espanhol, inglês e português. Nosso tour foi feito por um brasileiro.
É uma ótima opção para visitar com crianças.
O tour
O tour tem a duração de mais ou menos 1 hora, e passamos pelos jardins e pela casa da família.
A casa é tombada como patrimônio do país, e infelizmente não está aberta à visitação. Mas pode ser alugada para eventos! Que certamente são eventos muito charmosos!
No passeio um pouco da história da família e dos vinhos.Degustação de 3 tipos de vinhos.E o mimo da visita e poder trazer a taça para casa.
A visita não nos leva propriamente as parreiras, mas sim até um espaço com amostra de todas os tipos de uvas cultivados pela vinícola. Na época da colheita os visitantes são convidados a experimentar as uvas diretamente do parreiral.
Talvez essa seja a decepção de alguns visitantes. Por outro lado, mostra a organizaçãodo tour e da vinícola para receber uma grande quantidade de turismo.
Tudo é bem organizado. É realmente um negócio comercial. Mas um negócio bem feito.
Depois dos jardins, visitamos uma parte das adegas. Aqui mais explicação sobre os vinhos e também uma história lendária sobre um dos rótulos mais populares da Concha Y Toro, o Casillero del Diablo.
A propriedade tem também um restaurante e loja de vinhos. Realmente tudo bem estruturado para receber os visitantes.
Para quem é a visita
Pensei muito nessa questão por conta dos reviews e opiniões controversas que ouvi. E acaba sendo uma opinião bastante pessoal.
Se você está com crianças, a visita funciona perfeitamente bem.Se você nunca esteve numa vinícola, também. Se você gosta de um turismo bem estruturado e organizado, também irá gostar muito.
Talvez não seja a melhor visita para quem curte programas mais rústicos e para quem já conhece outras vinícolas pelo mundo.
Também não espere um passeio por entre quilômetros de plantações e parreiras de uvas. Não é isso que o tour oferece.
Mas definitivamente o tour entrega o que promete. Uma visita às instalações da vinícola, com um pouco de história e degustação. E funciona bem para dar uma ideia do negócio de vinhos no Chile.
Eu já visitei outras vinícolas, e a Concha y Toro não foi a melhor, mas foi exatamente o que eu esperava e estava buscando para ir com marido e filho.
Como chegar
Visitar a Concha y Toro é bem fácil. Outro ponto positivo com relação à boa estrutura e organização do negócio de turismo na vinícola.
A vinícola fica a 1 hora de viagem de Santiago aproximadamente. E pode ser feita de várias formas.
Há diversas agências onde você pode contratar o tour. Inclusive planejando antes da viagem. Confira aqui a nossa recomendação.
O ônibus de turismo Hop-on Hop-off que é operado pela Turistik tem uma opção que inclui o passeio a vinícola Concha Y Toro.
Há também a possibilidade de ir por conta própria caso você esteja com carro alugado (e não pretenda beber!). A vinícola conta com estacionamento e o GPS leva ao local com certa facilidade.
Quer alugar um carro no Chile? Clique e consulte aqui os preços.
Há ainda a opção de utilizar o transporte público. No site da Concha y Toro tem a indicação para utilizar o metrô até a estação Las Mercedes da linha 4. De lá você pode seguir para a vinícola com o ônibus deles, de ônibus de linha (que provavelmente é a opção menos indicada) ou de táxi.
Outras Vinícolas
Há outras opções de vinícolas também próximas a Santiago que oferecem tour a partir da cidade.
A vinícola Undurraga está no Vale do Maipo, e tem 130 anos de história. A visita também é bem estruturada. Consulte o tour no nosso link.
A vinícola Santa Rita é outra boa opção para visitar. Localizada também no Vale do Maipo, está a mais ou menos 1 hora de viagem do centro de Santiago. E oferece tours guiados do mesmo modo que a Concha Y Toro e a Undurraga.
Confira no link o tour para Santa Rita.