Marcela M. Litjens de Portugal para o blog Mari pelo Mundo
Fizemos o passeio com duas crianças pequenas, então a resposta é sim, é um programa para crianças também.
Se seu interesse é esquiar, o ideal é hospedar-se em um dos hotéis dentro da área de esqui. Pode verificar as tarifas de acesso, hospedagem e demais informações pelo site www.skiserradaestrela.com.
Serra da Estrela com crianças
Existem outras maneiras de divertir-se na neve que não incluam os esquis. Uma versão mais simplória de brincadeira inclui escorregar em uma espécie de trenó plástico, vendido abundantemente nas pequenas vilas a um custo de 10 euros.
As crianças adoraram o passeio. Era a primeira vez que viam a neve e queriam fazer tudo o que haviam visto sobre o assunto nos filmes. Só ficaram tristes em saber que a neve molha quando derrete e fazer o anjo deitado ao chão pode não ser tão agradável depois. Mas estavam visitando o reino Frozen, um sonho. A mais velha até pegava flocos de neve no ar com a língua.
Para chegar a área da Lagoa Comprida, passamos pela vila de Sabugueiro onde havia uma placa indicativa que dizia ser a vila mais alta de Portugal. Não consegui confirmar esse fato no entanto. A vila é cheia de lojinhas (onde comprei botas de neve a 25 euros cada) e restaurantes. É um bom local para descansar.
As curvas…
As estradas curvas exigem uma certa atenção. Especialmente se os filhos enjoam facilmente, como a minha mais nova. Não dá para passear de carro com a barriga muito cheia. Nós almoçamos no restaurante do hotel Abrigo da Montanha. A comida era boa e os funcionários muito educados. (Foram bastante compreensivos com a pia que deixei entupida por causa do efeito das curvas no estomago da minha mais nova.)
Na área da lagoa comprida, uma barragem com a finalidade de geração de energia, os visitantes estacionam os carros e os ônibus e fazem pequenos bonecos de neve, guerra de bolas e até anjos no chão. É melhor visitar o local no final da tarde pois costuma ficar muito cheio no meio do dia.
O que ver
Além dos percursos com neve, visitar a lagoa comprida e outros percursos naturais, vale a pena visitar as aldeias históricas e castelos. Antigas vilas com suas construções em pedra como Linhares da Beira ou Monsanto parecem lugares congelados no tempo.
Se esqueceu de prepara-se propriamente para o frio, botas de neve e demais itens são encontrados facilmente nas lojinhas acima mencionadas juntamente com produtos da culinária típica da região e, acredite, filhotes de cachorro. Sim, vendem-se cachorros. Há uma espécie, o cão da Serra da Estrela, que é encontrado apenas nesta região.
Barragem da Lagoa Comprida
barragem da Lagoa Comprida
Barragem da Lagoa Comprida
Formação rochosa Cabeça de Velho
O que comer
Figurando entre os produtos gastronômicos famosos no país, o queijo da Serra da Estrela é encontrado em sua forma original na região. Este queijo de ovelha já é referido desde o século XVI. A cidade de Celorico da Beira é considerada a capital do queijo da serra. Existe até um museu dedicado a mostrar as tradições e hábitos dos antigos agricultores (Museu do Agricultor e do Queijo).
Além do queijo, a culinária tradicional da região é muito rica e saborosa. No município da Guarda, o tradicional restaurante Belo Horizonte encanta por oferecer os típicos sabores portugueses. Lembro que estava saindo do restaurante quando uma senhora trouxe uma travessa com uma carne cozida com vinho e legumes. O aroma era tão bom que quase voltei para a mesa.
Marcela M. Litjens. Arquiteta e mãe de duas menininhas sapecas. Vivo em Portugal há um ano e, mesmo passeando sempre, acho que nunca irei conhecer todos os lugares incríveis que existem no país.