O Palácio Nacional de Mafra possui das mais lindas bibliotecas portuguesas e também uma das mais importantes da Europa.
Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra
São cerca de 36.000 volumes e cada volume é composto por um número incontável de livros, então realmente pode ser considerado o maior acervo da Europa.
Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra
Para visitá-la, é necessário percorrer parte do Palácio Nacional de Mafra, o que não é um problema, já que o Palácio é lindo. Fica no 4º andar. Tem o formato de uma cruz com 85 m de comprimento e 9,5 m de largura.
Fomos informados que a biblioteca nunca chegou a ser acabada (pintada em ouro, como planejado), mas por esta razão que ela é ainda mais bonita. A cor dos livros se destaca no fundo branco e fica realmente incrível.
A Biblioteca foi organizada por Frei João de Santa Anna.
O acervo e as obras raras
Normalmente não se pode ver o acervo de obras raras nem fotografar, mas tivemos a sorte de visita-la exatamente na semana em que estava havendo uma exposição de parte do acervo, então pudemos ver e fotografar.
Fazem parte da coleção rara a famosa “Crónica de Nuremberga” (1493), várias Bíblias e a primeira Enciclopédia (conhecida como de Diderot et D’Alembert) além das partituras tocadas no órgão da própria Basílica do Palácio. Uma Bula concedida pelo Papa Bento XIV em 1754, para além de proibir sob pena de excomunhão, o desvio ou empréstimo de obras impressas ou manuscritas sem licença do Rei de Portugal, concede-lhe autorização para incluir no seu acervo os livros proibidos pelo Index. Há também os livros proibidos (da época).
Informações
http://www.palaciomafra.pt/pt-PT/biblioteca/ContentList.aspx
Palácio Nacional de Mafra
Terreiro D. João V
2640 Mafra
Tel: (+351) 261 817 550
Fax: (+351) 261 811 947
E-mail: geral@pnmafra.dgpc.pt