O lindíssimo Parque do Ibirapuera é um dos cartões postais de São Paulo, assim como uma das mais importantes áreas verdes da cidade e um dos destinos mais procurados pelos paulistanos.
O parque fica cheio nos fins de semana, mas é sempre perfeito para caminhadas, corridas, passeios de bicicleta, para andar de skate ou de patins, para curtir os parquinhos infantis, para um delicioso piquenique, levar o pet para passear, ou somente para relaxar deitado na grama e aproveitar o momento.
O Ibirapuera tem muitas opções de lazer e uma paisagem privilegiada de verde e natureza no meio da selva de pedra.
Inaugurado em 21 de agosto de 1954 durante as comemorações do IV Centenário de São Paulo, o projeto do Parque foi concebido por nomes famosos da nossa arquitetura: Oscar Niemeyer, Ulhôa Cavalcanti, Zenon Lotufo, Eduardo Kneese de Mello, Ícaro de Castro Mello, além do paisagista Augusto Teixeira Mendes.
O parque tem fauna e flora muito ricas e um lindo lago com o chafariz que na época de natal proporciona um colorido espetáculo nas águas.
Nas ferias escolares de julho e destino amado pelas crianças que se divertem e brincam na grande área do parquinho.
Planeje-se
O parque fica no bairro da Vila Mariana, na Av. Pedro Alvares Cabral, e fica aberto todos os dias das 5:00 a meia noite e nos fins de semana funciona 24 horas.
Como chegar
Nos dias de semana é fácil e tranquilo chegar de carro no Ibirapuera e estacionar num dos bolsões acessados pelo portão 3 na Avenida Pedro Alvares Cabral ou pelo portão 7 na Avenida República do Líbano. Em ambos é obrigatório o uso de cartão de Zona Azul, que tem validade dobrada nos bolsões, ou seja, se você tem o cartão de uma hora pode ficar estacionado por duas horas.
Nos finais de semana é recomendado o uso de taxi ou ônibus, pois o parque fica mais cheio e os estacionamentos com grandes filas.
O que fazer no parque
Além da paisagem e natureza o Ibirapuera é bem completo, com pista de cooper, parque infantil, lanchonetes e carrinhos com água de coco e guloseimas. Ciclofaixa e bicicletário com aluguel de bicicletas.
Caminhar, pedalar ou correr
Quadras poliesportivas, campos de futebol e aparelhos de ginástica.
Na área do parque também funcionam os museus MAC e MAM, a OCA, o Museu Afro-Brasil, Planetário e Escola Municipal de Astrofísica, o Auditório Ibirapuera, Fundação Bienal e o Pavilhão Japonês.
Diversão, cultura e entretenimento para todas as idades e que vale muitas visitas!
Vale muito a pena também conferir os eventos nos museus e espaços de exposição.
A programação está disponível no site da prefeitura e também no aplicativo para Android e Apple – Parque Ibirapuera Conservação.
www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/regiao_sul/