O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) fica no Parque do Ibirapuera. Então já existem duas razões para ir até lá. Veja nosso post sobre o Parque.
O MAM
O Museu foi fundado por Francisco Matarazzo Sobrinho, o Ciccillo Matarazzo em 1948. (No ibirapuera desde 1968) Fomos visitar o Museu e gostamos muito. Um tamanho ótimo para levar crianças também. Obras famosas, local muito agradável e bem organizado.
O edifício por si só também já é um passeio importante. Projetado por Oscar Niemeyer em 1954 e reformado pro Lina Bo Bardi em 82.
O acervo
Você entra despretensiosamente no Museu e de repente, a sua frente, telas de Anita Malfatti, Pablo Picasso, Volpi e Di Cavalcanti…. Não poderia ser melhor.
Há também Aldo Bonadei, Felippe Moraes, José Antônio da Silva, Joan Miró, Marc Chagall, Mario Zanini, e Raoul Dufy, entre outros.
A maioria pertencera à coleção particular de Matarazzo e da esposa, a famosa Yolanda Penteado.O acervo conta com 5000 peças, principalmente de artistas brasileiros. A biblioteca é uma das maiores de São Paulo especializadas em arte. São 60.000 volumes.
Na parte externa, há o jardim das esculturas. São 6000 metros quadrados e foi projetado por Roberto Burle Marx.
Ao final da visita, a clássica lojinha. Esta é especializada em temas de arte e eu adorei. Um prazer olhar tudo e levar alguma lembrança para casa.
O café do MAM é muito bom, temos um post sobre ele.
Mais informações
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Parque Ibirapuera – São Paulo SP Brasil
Telefone +55 11 5085-1300
atendimento@mam.org.br