O Aeroporto da Portela, mais conhecido com Aeroporto de Lisboa, a partir de 15 de maio de 2016 passa a se chamar Aeroporto Humberto Delgado. Informação importante para evitar confusões. O código dele é LIS
Quem viaja pela TAP para outros destinos da Europa acaba permanecendo mais tempo neste aeroporto. Veja o que você pode fazer enquanto aguarda seu voo.
O aeroporto passou por uma reforma recentemente. Continuou bom, mas ficará melhor ainda quando terminarem a última parte da obra. Foi inaugurado em 1942 mas está em ótima forma. Não é dos mais desconfortáveis. Tem um tamanho bom, oferece diversos serviços e há funcionários para tirar nossas dúvidas.
Imigração
A fila da imigração é longa? Depende muito do dia e da chegada dos voos. Apesar de haver inúmeros guichês, já pegamos filas imensas, assim como, fila nenhuma. Felizmente a área nova acomoda muita gente. Então não reclame! Era traumático descer no aeroporto de Lisboa algum tempo atrás.
Se não estiver com criança, pode utilizar a entrada de passaportes com chip, automatizada. Quem chega com criança, obrigatoriamente tem que ir para a fila normal. Há prioridade para idosos, bebês e cadeirantes (nem todo aeroporto tem isso). Sempre encontramos funcionários para dar informações (nem todo aeroporto tem isso também!) Um luxo, pode-se dizer.
Quem tiver que fazer conexão, deve procurar um funcionário e perguntar o caminho. Há um balcão pequeno de check in logo após o raio x de bagagens onde você pode resolver tudo sem ter que sair da área de trânsito.
Leia também: Onde ficar em Lisboa: Por bairro
Lounges
Os lounges ficam no andar superior do saguão principal (mezanino) e são ótimos e confortáveis embora o da TAP não ofereça opção de comidas quentes.
Para quem não tem acesso aos lounges, o aeroporto oferece muitas opções para distração. Lojas, restaurantes e comidinhas. Há também casa de câmbio, chuveiro (pago a parte), espaço kids com micro-ondas, carrinho de bebes a disposição e balcão de informações, mas principalmente, há WIFI grátis!!
Sair do aeroporto e visitar a cidade
Para quem quer sair do aeroporto e conhecer a cidade por algumas horas, vejam nossas sugestões:
- Deixe sua bagagem no aeroporto:
Bagagens – Serviço de guarda-volumes 24 horas no estacionamento P2 (Tel +351 218 413 594).
- Pegue um dos transportes disponíveis
- Calcule a hora certa para retornar ao aeroporto com antecedência
Dicas
Faça o check-in antes de sair, calcule muito bem o tempo, verifique se não é feriado na cidade, se não há greves e manifestações, se seus documentos e dinheiro estão seguros e aproveite para conhecer a cidade.
Muita gente pergunta se é possível fazer isso. Sim, é possível. Lisboa não é uma cidade complicada ou com transito caótico. Eu confesso que não sou muito adepta a essas aventuras porque acho um pouco estressante, prefiro passar a noite em um hotel próximo ao aeroporto (principalmente em Lisboa onde os preços são bastante razoáveis) e passear com calma, mas se não existe esta opção, então aproveite.
E se a conexão for no Porto, há também essa opção. Há metro do aeroporto para o centro.
Você já fez isso? Conte o que achou e como foi.
Dicas da nossa colaboradora Marcela
Muitos passageiros aproveitam o tempo de conexão para visitar o Parque das Nações pois fica distante apenas algumas estações de metro. Não é raro ver gente no shopping Vasco da Gama passeando com a malinha a tiracolo.
Dá para ir a qualquer lugar pois o ponto final da linha vermelha do Metrô fica ali no aeroporto mesmo. O chato é a fila para comprar o bilhete nas máquinas automáticas, costuma ser longa e gasta-se tempo nisso.
No entanto, o Parque das Nações é logo na mesma linha de metrô. Fazendo uma baldeação dá para ir até a Praça do Comércio (estação Terreiro do Paço). Acho que o percurso deve levar uns 45 minutos. Eu já vi gente ir até o Outlet do outro lado do Rio!!!! Tem um ônibus que sai da Estação Oriente e vai até lá, mas acho um exagero.
O que não dá para fazer é ir até a Torre de Belém. Porque demora toda a vida para chegar (2 horas de transporte público!) então esqueça visitar antiga confeitaria do Belém, fica muito corrido. Melhor comer o do aeroporto mesmo. O pastel é de nata, não de Belém. Uma curiosidade é que apenas dentro do aeroporto de Lisboa tem uma L´Occitane, não há nenhuma outra no país!
O site
Comidinhas
Há vários restaurantes e lanchonetes. Há também a Harrods com lindos doces e uma loja só de doces portugueses. Há muitas opções de comidinhas.
Se você estiver com criança, sugiro o MERCADO. Lá você encontra uma comida caseira e gostosa que alimenta e serve de refeição. Há sempre uma sopa do dia e uma porção de batatas. Ao invés de ficar comendo coisinhas, quando estamos por lá, sempre tomamos a sopinha.
Há várias lojas de chocolate. Tudo gostoso. Os preços são bons comparados com os outros países da Europa, então aproveite para comprar os presentinhos que faltaram.
Leia também: Onde ficar em Lisboa: Por bairro
Agende passeios com antecedência
Quer saber mais e receber novidades e promoções?
Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.
PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO
🏨 | BOOKING.COM Veja melhores tarifas |
🏠 | Guias de Viagem PDF - Campos do Jordão, Penedo, Foz |
🎟️ | GRUPOS PARA DUBAI |
🎟️ | GRUPOS PARA PATAGONIA |
📱 | CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países |
🚘 | ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas |
🚌 | Compre sua passagem de ÔNIBUS |
✈️ | INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA |
Instagram @maripelomundo.blog Facebook Mari Pelo Mundo