Pintura é mais uma das minhas paixões e também é uma inspiração para viajar. Talvez por isso um dos meus lugares preferidos em Londres seja a National Gallery.
Belíssima e imponente com a Trafalgar Square a sua frente, o prédio foi inaugurado em 1838 para ser a nova galeria nacional de artes da Inglaterra e abriga uma das maiores coleções dos mestres da pintura de todo o mundo.
Posso ficar por aqui horas e horas sem me cansar, sem querer ir embora. Posso me perder pelas suas salas entre uma obra e outra, contemplando a beleza e tradição das pinturas da Europa Ocidental que estão representadas aqui por grandes artistas desde a época medieval e a Renascença Italiana até os Impressionistas franceses.
Botticelli, Bellini, Leonardo, Michelangelo, Raphael, Holbein, Caravaggio, Rubens, Van Dyck, Velázquez, Claude, Rembrandt, Canaletto, Goya, Ingres, Degas, Cézanne, Monet, Van Gogh são alguns dos nomes que estão na National Gallery para serem admirados.
Algumas obras muito conhecidas e renomadas como os Girassóis de Van Gogh, as Water-lilies de Monet, Banhistas em Asnieres de Seurat. Mas são tantas obras que é impossível listar, assim como é impossível ver tudo num único dia.
Por isso a National Gallery faz parte da minha lista de lugares para voltar, sempre!
A galeria abre todos os dias e tem entrada gratuita.
O calendário da Natinal Gallery também contempla exposições temporárias, com temas diversificados e novos artistas. Vale a pena conferir no site o que estará em cartaz na época da sua visita.
E mesmo que você tenha pouco tempo na cidade, visitar a National Gallery é praticamente obrigatório. Pelo menos por duas no seu dia, garanto que irá sair de lá inspirado!
Minha dica para quem viaja com crianças e adora museus
Um museu enorme onde não se pode correr ou pular e ainda por cima está cheio de pinturas para observar somente? Não parece um programa muito interessantes para os pequenos. Eles são cheios de energia e tem vontade de brincar o tempo todo. Meu filho, por exemplo, que tem 6 anos quer sempre saber onde está o parquinho na programação dos passeios para poder subir e descer dos brinquedos, escorregar, pular e brincar.
Mas aprendi com ele que sempre há uma maneira envolvê-lo nas atividades que gostamos de fazer quando estamos viajando, sejam museus, shows, restaurantes e claro sempre procurar os parques da cidade para ser criança no final de tarde!
Para visitar a National Gallery eu propus uma brincadeira cheia de mistério envolvendo seu agente secreto preferido: James Bond.
No filme Operação Skyfall, o mais famoso agente secreto britânico conversa com seu colega na sala 34 (The Sackler Room) da National Gallery em frente a quadro The Figthing Temeraire do artista Inglês J.M.W. Turner.
Nós assistimos essa parte do filme juntos, e em Londres na visita a National Gallery, nossa missão era procurar a sala e a pintura que aparece no filme, e receber as instruções do que deveríamos fazer mais tarde naquele mesmo dia.
Funcionou muito bem! Pudemos percorrer o museu por algumas horas, procurando a pintura e conversando sobre o que iriamos fazer depois. A alegria dele ao entrar na sala e reconhecer o lugar foi algo impressionante, tamanho o envolvimento na brincadeira.
Tiramos fotos, recebemos nossa próxima missão secreta, e toda a família saiu muito feliz do lugar!
Trafalgar Square
Saindo da National Gallery passe um tempo em Trafalgar Square, um lugar para admirar, tirar fotos e “turistar”.
Trafalgar Square ganhou esse nome em 1830, e faz parte do projeto de transformar o local em espaço cultural aberto ao publico. Em 1832 se inicia a construção da National Gallery. Em 1843 a coluna memorial de Nelson foi erguida e dois anos depois as fontes foram construídas.
A Coluna de Nelson e sua estátua é uma homenagem ao Almirante Nelson que ganhou a batalha de Trafalgar em 1805 durante as Guerras Napoleônicas. E os leões estão ali para guardar e proteger a coluna desde 1867 e foram projetadas por Sir Edwin Landseer.
Hoje Trafalgar Square é um símbolo na cidade de Londres, centro da democracia nacional é aqui que acontecem os protestos e manifestações populares sejam de ordem politica, religiosa e outras questões em geral. Assim como desfiles, comemorações e outros eventos comerciais acontecem durante todo o ano na praça.
Nos anos 2000 um grande projeto de transformação foi concluído, e hoje a Trafalgar Square conta com uma grande área de calçada, que liga a Praça a National Gallery.
Definitivamente este é um dos lugares que devem ser visitados em Londres!
Como chegar
A estação de metro mais próxima é a Charing Cross, onde passam as linhas Bakerloo (marrom) e Northern (preta). A praça fica há poucos metros de caminhada da saída da estação.
Links úteis
www.london.gov.uk/about-us/our-building-and-squares/trafalgar-square