Direto de Milão para a redação de Mari pelo Mundo, Natal em Milão por Vannessa Vieira Ramos
Final de ano na Europa é sinônimo de Feiras de Natal. Na Itália então, onde as feiras são tradição durante o ano todo, o Natal é um período mágico com ‘Mercatini di Natale’ espalhados em todo o país.
Natal em Milão
Ano passado visitei um dos mais famosos de Milão, o Mercatino di Natale di Piazza Duomo e fiquei encantada com o clima de magia criado. Uma infinidade de barraquinhas padronizadas, com toda sorte de guloseimas e artesanatos que representam o país inteiro. Acompanhadas de eventos musicais e visuais programados pelo Comune, luzes, artistas de rua, patinação no gelo e claro, a árvore de natal que cada ano fica maior e mais linda.
Nesse ano o Mercatino começa no dia 05 de dezembro e vai até dia 6 de janeiro de 2016. O encerramento coincide com a festa pagã da Befana, que é a bruxinha boa que leva doces para crianças que foram boazinhas no ano anterior e carvão para aquelas que não se comportaram bem.
Mercatino di Natale di Piazza Duomo
Como boa de garfo que sou, resolvi aproveitar a feira pelo lado gastronômico e assim, comecei minha ‘viagem’ de Natal pelo Piemonte, sentindo de perto o perfume dos tartufos (trufas) negras e brancas e de azeites a base de trufas do Piemonte.
Depois passei pelos, deliciosamente cremosos, queijos Gorzonzola, também da região norte, originários da cidade de mesmo nome que fica coladinha em Milão
De Gorgonzola fui até Veneza , com os irresistíveis (e indescritíveis) torrones macios de todas as cores e sabores. Somente comendo para entender.
Então fui para a região da Emilia Romagna, com seus salames especiais
Dos salames passamos para os queijos de cabra típicos romanos, temperados com pistache e pimenta
De Roma, fui para a Sicilia, com os famosissimos doces de marzipan em formato de frutas, o delicioso canolo e os arancini (uma espécie de coxinha feita com massa de arroz e recheada com carne moida) e panzerotti sicilianos (pastéizinhos de massa parecida com massa de pão, fritos e recheados com molho de tomate e mussarela de bufala)
Por fim, cheguei na puglia com as melhores azeitonas que já provei
Depois dessa viagem gastronômica em clima de natal pela Itália, me restou passear pelo Duomo e pela Galeria Vittorio Emmanuelle e deliciar os olhos com a beleza da decoração natalícia.
Deu água na boca? Venha para Milano e viva essa maravilha!
Fotos by Vannessa Vieira Ramos