Marcela M. Litjens direto de Portugal para o blog Mari pelo Mundo
As aldeias históricas de Portugal são um conjunto de antigos núcleos urbanos fundados estrategicamente para ocupar a região próxima à fronteira espanhola. Localizadas na parte central do país, as vilas compõe um trajeto de 600 km que beira os parques naturais e que configuram-se como charmosos conjuntos de arquitetura medievais.
Linhares da Beira
Localizada próxima à Serra da Estrela, região com as maiores altitudes continentais do país, a vila de Linhares da Beira é um passeio encantador. Percorrer as suas ruas estreitas, ladeadas por antigas construções de pedra datadas da época da ocupação romana é uma viagem ao passado. Tudo isso inserido no alto do morro, com uma bela vista para a serra.
Como chegar
A aldeia de Linhares faz parte da cidade de Celorico da Beira. Localiza-se na parte leste do país, entre as cidades do Porto e Coimbra, na altura de Aveiro. A melhor maneira é chegar de carro.
Onde ficar
Nós escolhemos o hotel rural Inatel, ótima escolha. Está localizado dentro do antigo e restaurado Solar Corte Real e conta com quartos espaçosos, funcionários atencioso e lindas vistas para a serra. Nosso quarto era tão grande que coube uma cama extra e um berço e ainda sobrou muito espaço. O preço da diária também é muito bom considerando tudo que tem a oferecer. Para mais informações, vale visitar o site do hotel www.inatel.pt.
Onde comer
Uma das melhores atrações da região é a comida, não apenas o famoso queijo da Serra da Estrela. A produção massificada e industrial desse queijo de ovelha fez parte do encanto e do sabor se perderem, mas ainda pode ser encontrado em sua forma original na região.
Uma visita obrigatória é o restaurante Cova da Loba, próximo à igreja matriz. O ambiente interno é requintado e a comida é ótima. Destaque para o prato de truta, típico da região. A proprietária, muito simpática, veio nos contar a origem do nome do restaurante, uma referência a uma lenda sobre uma antiga moradora da cidade, dona Lopa. Ainda hoje a antiga casa dessa senhora possui na sua fachada uma estátua de Santo Antônio e outra com uma cabra, fazendo referência à lenda. Para ver a lenda inteira e outras informações do restaurante, consulte o site www.covadaloba.com.
O que ver
A primeira vista o que observa-se é o castelo, erguido no reinado de D. Dinis. A sua visitação é gratuita e tem-se um belo panorama da cidade de dentro de sua muralha. Foi usado como estrutura militar e resta pouco de seu interior além de suas grandes torres. Destaque para o antigo relógio dentro da torre datado do século XVII.
Seguindo pelas ruas de pedra da vila, depara-se com diversas construções com janelas manuelinas, como a casa do judeu (antiga judaria). Outros pontos interessantes são o Pelourinho, a antiga Casa da Câmara e atual Junta de freguesia, a Igreja Matriz de N. Sra da Assunção e a igreja da Misericórdia.
Nós gostamos especialmente de ver a mesa do Forum romano, um pedestal de pedra no qual eram determinadas as decisões administrativas antes da construção da Casa da Câmara.
Nossa visita à Linhares deu-se ainda nos últimos dias do inverno quando o frio pede as lareiras acesas. Percorrendo a cidade por entre o cheiro de lenha queimada, sentido o aroma da culinária tradicional portuguesa e fazendo parte dessa cultura tem-se a impressão de ter parado no tempo.
Álbum de fotos
Marcela M. Litjens. Arquiteta e mãe de duas menininhas sapecas. Vivo em Portugal há um ano e, mesmo passeando sempre, acho que nunca irei conhecer todos os lugares incríveis que existem no país.