Guimarães é uma cidade linda! Bem perto do Porto em Portugal. Vale a pena um roteiro combinado. O centro histórico de Guimarães é Patrimônio Mundial UNESCO e, segundo o TripAdivsor, é o quarto patrimônio mais procurado pelos turistas. A gente põe a listinha, afinal, queremos conhecer todos!
- 1 – Conjunto Histórico do Palácio Potala, Tibete
- 2 – Desfiladeiro de Ironbridge, Reino Unido
- 3 – Palácio de Parque de Fontainebleau, França
- 4 – Centro Histórico de Guimarães, Portugal
- 5 – Masada, Israel
- 6 – Biblos, Líbano
- 7 – Persépolis, Iran
- 8 – Fortaleza de Hwaseong, Coreia do Sul
- 9 – Parque nacionalde Cilento e Vale de Dianocom os sítios arqueológicos de Paestum e Velia e Certosa di Padula, Itália
- 10 – Meidan Emam, Iran
Vimaranes era o nome da cidade há mil anos atrás. Hoje é Guimarães. Esta bela cidade está situada no Distrito de Braga, ao Norte de Portugal. Tem cerca de 50 mil habitantes, é uma cidade bem pequena, mas muito especial. Guimarães é uma das mais importantes cidades históricas do país, sendo o seu centro histórico considerado Patrimônio Cultural da Humanidade.
É uma cidade histórica com papel fundamental na formação de Portugal. Em 2012 foi nomeada Capital Europeia da Cultura, o que deu um up na cidade e atraiu ainda mais turistas.
Guimarães é muitas vezes designada como “Cidade Berço”. Resumindo muito a história que você lê com calma AQUI. Guimarães era o centro administrativo do Condado Portucalense, por D. Henrique e seu filho D. Afonso Henriques terem nascido nesta cidade, e pela importância histórica que a Batalha de São Mamede, em 24 de Junho de 1128.
Porém, em 1129, as necessidades da Reconquista e de proteção de territórios levou esse mesmo centro para Coimbra em 1129. Que também é uma cidade linda!
Uma delícia se perder pelas ruas de Guimarães, principalmente se o céu estiver azul como este!
O que conhecer em Guimarães
Largo da Oliveira
Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos
Castelo de Guimarães
A pequena capela a direita chama-se São Miguel do Castelo, local onde supostamente dom Afonso teria sido batizado.
Largo do Toural
Capelas dos Passos da Paixão de Cristo
Museu de Alberto Sampaio
Praça Santiago
Não perca também:
- Paço dos Duques de Bragança
- Igreja de São Francisco
- Praça de S. Tiago
- Parque da Penha
- Igreja de Nossa Senhora da Oliveira
- Santuário da Penha
- Teleférico de Guimarães
- Igreja da Misericórdia
e as lojinhas…
Uma comidinha boa
Não me lembro de ter comido mal em Portugal, mas também não quero jurar que isso nunca vá acontecer. Um excelente restaurante no Centro Histórico de Guimarães, a começar pelo ótimo nome “Histórico by Papaboa” (http://www.papaboa.pt/) e também com um ótimo ambiente e boa comida. Fomos levados por um amigo que mora em Guimarães. Fomos muito bem atendidos. Há uma área externa agradável e uma empresa bem bonitinha. Há eventos no local em alguns dias específicos. Acho que também alugam o espaço para eventos.
Na partida, sentamos em um cafezinho de esquina, com vista para o Largo da Republica do Brasil. Os doces todos amontoados na vitrine e com preço muito em conta, que até desconfiamos. Mas eram deliciosos e enquanto sentamos um pouco para descansar, entrou tanta, mas tanta gente para comprar os doces, que deu para entender porque eram tantos e tão amontoados.
As festas
Como a base de Guimarães era um convento feminino importante, isso influenciou muito na gastronomia local, principalmente nos doces. São de lá as tortas de Guimarães o toucinho do céu.
Vinho verde, as papas de sarrabulho, os rojões, servido com carne de porco, sardinhas ou outros acompanhamentos, estes todos também são da região.
E para ficar melhor, ainda tem uma porção de eventos na cidade:
- Feira Joanina, em Setembro, onde se recriam atividades econômicas do passado, como o “bolo” com carne de porco
- Festas Gualterianas, em honra de São Gualter, desde 1906 sempre no primeiro fim-de-semana de Agosto.
- Nicolinas são Festas de Estudantes de Guimarães, celebradas em honra de São Nicolau de Mira. Iniciam-se a 29 de Novembro e terminam a 7 de Dezembro. Toques Nicolinos,as Novenas, as Posses, o Pregão Académico Vimaranense, as Maçãzinhas, as Danças de São Nicolau, o Baile da Saudade e a Roubalheira fazem parte da festa.
- Festa de Santa Luzia dia 13 de Dezembro, junto à capela de Santa Luzia com venda de bolos, de farinha de centeio e açúcar, os Sardões e Passarinhas. Segundo a tradição, os rapazes deveriam oferecer o Sardão à moça que, estando interessada em namorar, lhe deveria retribuir com uma Passarinha.
- Romaria Grande de São Torcato, anualmente em Julho, na vila de São Torcato. Tem normalmente a duração de quatro dias.
Para datas corretas, consulte o site da cidade Zona de Turismo de Guimarães e tem Facebook também
De 27 de agosto a 6 de setembro de 2015, Guimarães entra, pela primeira vez, no roteiro dos Encontros de Gastronomia. A excelência do receituário minhoto vai harmonizar-se com cervejas artesanais no espaço Plataforma das Artes e Criatividade. Bacalhau com broa, Polvo à antiga, Papas de sarrabulho, Arroz de pato, Tripas, Vitela assada, Queijadinhas e Tortas, entre outros.
Como chegar
Se estiver no Porto, pegue o trem na estação Sao Bento ou Campanha. Partem de hora em hora. Consulte o site CP (Comboios de Portugal) http://www.cp.pt/ Demora certa de uma hora e pouquinho.
Outros links
UNESCO – Património Mundial – Centro histórico de Guimarães
Museu da Sociedade Martins Sarmento, Museu de Alberto Sampaio