Gosto bastante deste espaço que temos em São Paulo. Sempre que há alguma programação interessante eu apareço por lá.
Instituto Tomie Ohtake em São Paulo
O Instituto Tomie Ohtake foi inaugurado em novembro de 2001 para realizar mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design.
Gosto do lugar por que fica em um ponto agradável da cidade, há estacionamento no local, o espaço é amplo e bem organizado. Há livraria e restaurante. Na frente do prédio, do outro lado da rua, há mais restaurantes e bares e uma doceria Ofner muito grande e sempre com bastante gente. Ou seja, o lugar é legal. Há também um supermercado bem próximo e na frente deste supermercado, diversos bares e restaurantes.
Se caminharmos um pouco mais, logo adiante encontraremos uma grande Fnac, algumas lojas e vários sebos com bilhões de opções de livros.
Exposição Frida Kahlo
Fomos conferir a Exposição Frida Kahlo – Conexões entre Mulheres Surrealistas no México, no Instituto Tomie Ohtake. Os ingressos podem ser adquiridos pela internet (neste link ou acesse o site da Ingresse.com)
Link para a Exposição e Instituto
Frida Kahlo: conexões entre mulheres surrealistas no México, apresenta cerca de 100 obras de 16 artistas. A conexão se dá em uma rede, com vários personagens, que se formaram tendo como eixo a Frida Kahlo (1907 – 1954, Coyoacán, México).
O recorte focaliza especialmente artistas mulheres nascidas ou radicadas no México, protagonistas, ao lado de Kahlo, de potentes produções, como Maria Izquierdo, Remedios Varo e Leonora Carrington.
Há duas grandes salas de exposição e duas projeções de filmes. A sala do primeiro andar tem duração de mais de uma hora, mas conta em detalhes a vida da Frida. Cada um vai chegando e se acomodando no chão para assistir ao filme já começado. Sem stress!
A exposição está bonita. Há poucos quadros de Frida e poucas peças de roupa (6), mas dá para se ter uma ideia do carisma de Frida e da força que seu trabalho exerceu/exerce nas pessoas ao redor.
Assista também o filme Frida, lançado em 2003 com Salma Hayek. O site oficial da Frida: clique aqui
Levando as crianças
Fiquei com receio de ter algumas obras mais fortes da Frida, mas não há. Todo o espaço é interessante, fácil de locomover e de achar as crianças. Nesta exposição, crianças até 10 anos não pagam. Uma exposição para qualquer idade. Caso não conheça a Frida, comece assistindo a projeção do filme no primeiro andar e depois vá visitar as obras.
Esta foi a mais apreciada. Na Casa Azul, Museo Frida Kahlo no México, o quadro das melancias também é o mais procurado. Dizem que foi o último trabalho de Frida.
Na livraria do Instituto, há milhares de livros em um pequeno espaço. Uma livraria muito legal porque tem diversos livros de arte que não encontramos em outras livrarias.
Achamos este da Frida para crianças! Tudo a ver com a exposição!
Informações gerais (consulte o site do instituto para confirmar.
Frida Kahlo – conexões entre mulheres surrealistas no México
Visitação de 27 de setembro de 2015 a 10 de janeiro de 2016
De terça a domingo, das 11h às 20h R$10,00 e R$5,00 (até 10 anos grátis); às terças grátis; compra de ingressos: ingresse.com, aplicativo do Instituto Tomie Ohtake, ou na bilheteria do Instituto de terça a domingo, das 10h às 19h.
Instituto Tomie Ohtake Av. Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropés 88) – Pinheiros SP
Metrô mais próximo – Estação Faria Lima/Linha 4 – amarela Fone: 11 2245 1900