Direto da Redação de Mari pelo Mundo por Victor de Barros
Coruche é uma vila portuguesa no Distrito de Santarém. É sede de um dos maiores municípios de Portugal, com 1 115,72 km² de área mas apenas 19.944 habitantes. Assim, é a nossa pequena grande vila do dia.
Esta charmosa vila de Portugal está localizada a aproximadamente 80,5 km de Lisboa (mapa). A primeira coisa que me chamou a atenção quando eu cheguei nesta vila foi a sua beleza natural. A limpeza e a organização desta vila e os detalhes em azulejos por toda a cidade também se destacaram.
Os Azulejos e o Rio Sorraia
Como podem ver, muito bem cuidada esta vila, não é verdade? Quando eu estive a andar pela cidade, reparei como as casas são bastante tradicionais e muito bem conservadas. As ruas do centro da cidade estão totalmente preservadas!
Olha que lindo a Ribeira (à beira do rio) e o pessoal a pescar no domingo! Fixe (legal!) não é mesmo? Tudo muito bem cuidado e construído para que a população possa usufruir no seu dia-a-dia. A passarela construída é excelente para uma caminhada/corrida pela manha ou final da tarde.
Como podem ver, tudo muito bem cuidado. As placas das ruas todas em azulejo, são o que, para mim, tornou a cidade ainda mais charmosa.
A gastronomia Ribatejana
Bem…Vamos para a melhor parte! A gastronomia Ribatejana! Nem preciso dizer o quão deliciosas são.
Vou começar pelo jantar, que foi um espetáculo! Fui no restaurante chamado O Farnel (http://goo.gl/uNYp6m).
Uau! Muito lindo o ambiente cheio de fotos, peças antigas,… Adorei a decoração do local. Dos inúmeros pratos que tinha, dois me chamaram a atenção: a espetada de carne de porco com ananás na vara e os Nacos de vitela com Carqueja (isto mesmo, carqueja). Pedi a espetada!
Uma delícia! A carne muito bem temperada e suculenta! As batatas fritas sequinhas e crocantes e o arroz soltinho, soltinho. Tudo muito bom! De vez em quando o pessoal começava a bater palma e cantarolar. Eu não entendia nada mas, na segunda vez, percebi que tinha a ver com um “ritual” em que quando um integrante do grupo virava uma bebida, eles começavam a cantarolar. Olha só uma parte que gravei.
Tudo muito bom mesmo! A comida, o ambiente, o atendimento! Gostei imenso!! Tanto que não resisti e voltei para o almoço no outro dia.
Fim do jantar, voltei para o Hotel. Que simpatia de hotel. Na verdade, chama-se Casa do Rio Sorraia. Muito aconchegante e delicioso! A decoração é impecável e o atendimento também! Recomendo fortemente!
No dia seguinte, depois de um café da manhã maravilhoso com doces, pães e geleias caseiras, aprendi um pouco sobre a região com a senhora do café (D. Lourdes) que gentilmente fez uns deliciosos ovos mexidos para mim. Ela me explicou que estamos na região do Ribatejo (acima do Rio Tejo) e não Alentejo (além do Rio Tejo) como eu tinha pensado que era :/
A Caminhada
Caminhei por uma média de 4,2 km e o melhor de tudo foi encontrar toda a ribeira preparada não só para caminhada mas também para os ciclistas e também para os que buscam fazer um passeio à cavalo! Não é máximo? Olha só que legal:
O Jantar foi tão bom que tive que repetir o mesmo restaurante só para experimentar os demais pratos. Desta vez escolhi os Nacos de vitela com Carqueja. Pensei comigo mesmo: aquela erva amarga vai estragar o prato…. engano meu! Uma delícia! Muito bem temperado e com sabor único! Quase não se sente o amargor, dando um toque diferente no prato!
gastronomia Ribatejana
Se já não bastasse a delícia do prato principal, o pão, as azeitonas e o prato de entrada, tive que escolher entre os inúmeros doces deliciosos que o senhor gentilmente colocou na mesa. Vocês imaginam nisto: eles colocaram todos os doces na minha frente na minha mesa…. a minha vontade era comer todos eles, rsrsrsr! Impossível resistir! Eu escolhi o baba de camelo que é um doce típico português que parece um mousse de caramelo. Eu particularmente acho muito parecido com o sabor do nosso doce de leite só que na versão em mousse. Divino! Não deixem de experimentar.
Bem…esta é minha experiência deste lugar fantástico que estive recentemente. Espero que tenham gostado!
Até a próxima!
Turismo e Esportes
Vocês vão encontrar muita informação para quem curte fazer turismo rural, praticar esportes radicais, andar de balão, e muito mais…
Para mais informações sobre Coruche, basta acessar o site deles (http://www.cm-coruche.pt/).
Como chegar em Coruche
Entre na Ponte Vasco da Gama (IP1) em direção a Sul;
Na rotunda, saia na segunda saída em direção a Coruche;
Onde ficar em Coruche
Telefone: 243 611 110
Email: recepcao@casadoriosorraia.pt
Facebook: www.facebook.com/casadoriosorraia?fref=ts
Coordenadas GPS: 38°57’21.5″N 8°31’53.1″W
O que fazer em Coruche
Observatório do Sobreiro e da Cortiça
Zona Industrial Monte da Barca
Açude da Agolada
http://www.natureinaction.com/acude.html