Localizada a 30 km a nordeste de Lisboa está a bela cidade de Sintra. Embora os mouros tenham sido os primeiros a fortificarem suas colinas, a cidade começou a ganhar notoriedade com a presença dos reis e aristocratas portugueses durante os meses de verão. O clima é mais fresco do que Lisboa e suas colinas são povoadas por belos palácios. A leste da cidade, à margem do oceano Atlântico, está situado o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa. A oeste, a cidade de Queluz com seu belo palácio (Confira o post sobre o Palácio de Queluz).
O que ver
A cidade é um charme por si só. Comece passeando pelo centro, conferindo as lojinhas de artesanato com seus azulejos e seus pratos de cerâmica com desenhos de sardinha. A visita aos diversos palácios pode ser comprada em separado ou combinada, oferecido um pequeno desconto e a vantagem de escapar das filas.
Alguns palácios são localizados no alto das colinas e o acesso de carro é complicado pois os bolsões de estacionamento são escassos. O bilhete de ônibus ida e volta que sai de frente do palácio Nacional e segue para o Palácio da Pena custa 5 euros. Outras opções são os Tuk Tuks, o ônibus Hop on Hop off e o aluguel dos pequenos carros elétricos. A caminhada do centro até o alto no Palácio da Pena leva cerca de 1 hora e meia.
- Palácio da Pena – considerado um dos 10 castelos mais bonitos do mundo, o palácio da Pena foi construído sobre o antigo Monastério de Nossa Senhora da Pena por ordem de Fernando II, consorte de Maria II. Em suas torres coloridas percebe-se a influência da arquitetura árabe. Era usado pelos últimos reis de Portugal durante o verão e para ele foi exilada a Rainha Amália quando a república foi proclamada em 5 de outubro de 1910. Nos dias claros de sol pode-se ver até o mar bem como o Castelo dos Mouros.
- Castelo dos Mouros – o castelo foi erguido pelos mouros no século IX como fortificação militar durante a invasão árabe à peninsula ibérica. Foi tomado pelos portugueses quando D. Afonso Henriques expulsou os mouros em 1147.
- Palácio Nacional de Sintra – O palácio Nacional, construído por volta do século XIV, situa-se no centro de Sintra. É o único palácio português que ainda resta da Idade Média. Os ambientes, ricamente decorados, possuem breves descrições dos elementos em portugês e inglês. A cozinha na parte inferior é encimada por uma grande chaminé. Em um dos quartos D. Afonso VI foi encarcerado por 9 anos pelo seu irmão, até a ocasião de sua morte.
- Quinta da Regaleira – o palácio e quinta da Regaleira foram construídos para o magnata brasileiro António Augusto Carvalho Monteiro no século XX. Ao redor do palácio, o belo jardim já garante a visita. Caminhos subterrâneos conectam diversos pontos do jardim sendo o mais emblemático deles a torre invertida construída na forma de poço. A quinta conta também com diversos espetáculos culturais que podem ser consultados através do site regaleira.pt.
- Parque de Monserrate – no centro do parque situa-se o Palácio de Monserrate, construído pelo visconde de Monserrate, sir Francis Cook e foi habitado mais tarde pelo novelista William Backford. O palácio ainda está em processo de restauro mas a riqueza de detalhes de sua construção pode ser admirada. Os jardins contam com um lago e uma pequena cascata.
E tem mais:
- Cabo da Roca – localizado na Serra de Sintra, o cabo da Roca é o ponto mais ocidental de toda a Europa. Se quiser dar uma paradinha para tomar uma bebida vá até o Moinho Dom Quixote, um bar situado no alto do Cabo com uma linda vista da Praia do Guincho de Cascais.
- Palácio de Queluz – O palácio, inspirado em Versalhes, foi o local onde nasceu e morreu D. Pedro I. A cozinha do palácio foi convertida em um restaurante. Confira o post sobre o Palácio.
Chegando lá
A viagem de carro a partir de Lisboa leva 25 minutos. A partir de Cascais e Estoril leva 15 minutos. Existem ainda opções de trem saindo de Lisboa ou de ônibus saindo de Lisboa ou Cascais. O trem em direção à Sintra sai da Estação do Rossio.
Para comer
Nossa dica: Evite visitar Sintra em uma quarta-feira pois é o descanso semanal de muitos restaurantes. No resto da semana eu aconselho o restaurante Tacho Real. Situado pouco acima da área povoada pelos turistas, este restaurante é um belo exemplo de um restaurante típico português com pratos da culinária tradicional muito apetitosos. O polvo a lagareiro é uma boa pedida, acompanhado pelo vinho da casa. Para a sobremesa prefira voltar próximo ao largo do Palácio Nacional e visitar o café Piriquita, tradicional fabricante do famoso doce “travesseiro”. Aviso aos que não conhecem os doces portugueses, são realmente doces.
Passeio em Sintra
Onibus de turismo em Sintra (preço e reserva)
Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.
S H O P T H E T R I P
Clique nos itens e faça sua reserva garantindo os melhores preços
Booking.com | Internet e chip | Seguro viagem |
Cooking in Portugal | Serviços de Brasileiros no exterior |
PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO
🏨 | BOOKING.COM Veja melhores tarifas |
🏠 | Guias de Viagem PDF - Campos do Jordão, Penedo, Foz |
🎟️ | GRUPOS PARA DUBAI |
🎟️ | GRUPOS PARA PATAGONIA |
📱 | CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países |
🚘 | ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas |
🚌 | Compre sua passagem de ÔNIBUS |
✈️ | INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA |
Instagram @maripelomundo.blog Facebook Mari Pelo Mundo
Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: contato@maripelomundo.com.br